
Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza reunião semipresencial para discussão e deliberação do Relatório Final. A reunião também é reservada para a leitura dos votos em separado apresentados à comissão.
Ao finalizar a leitura do relatório, o relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL) destaca as melhorias sugeridas pelos senadores e acatadas no documento. Entre os acréscimos está o registro da live do presidente Jair Bolsonaro em que ele associa a vacinação à Aids e a proposta de banimento de Bolsonaro das redes sociais. A ação será proposta pela Advocacia do Senado.
Renan também inclui novo capítulo sobre política externa do governo federal em pandemias, aprofundou os capítulos sobre a crise do Amazonas e sobre a população negra e sugeriu medidas para aumentar a transparência. O relator destaca ainda que a atuação da CPI deixou um legado antes mesmo de seu fim e citou a abertura de investigações no Ministério Público, no TCU, na CGU, na Anvisa e em outros órgãos sobre casos apontados pelo colegiado.
Renan agradece a participação dos internautas na checagem de números, na formulação de perguntas e no apontamento de contradições de depoentes.
— E o reconhecimento mundial do relatório como primeiro documento que sistematizou e apurou crimes, erros e omissões do governo no caso brasileiro — diz Renan.
Foto: Pedro França/Agência Senado
Link para o arquivo original:
Agência Senado