
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Bicentenário da Independência da Bahia.
Em 7 de setembro de 1822 foi proclamada formalmente a independência do Brasil do domínio português. A conquista da independência plena, porém, demandou lutas em diversas localidades onde era grande a presença de tropas da Coroa lusitana e os portugueses resistiam contra a libertação.
O povo baiano levantou-se em armas contra o colonizador e travou batalhas para expulsar definitivamente as tropas da Coroa e consolidar a independência do Brasil. As lutas contra as forças coloniais duraram quase um ano e só terminaram em 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia e a independência do Brasil consolidou-se em definitivo.
Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Oficial do Estado da Bahia e do Hino ao Senhor do Bonfim pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, com acompanhamento vocal da ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes.
Mesa (E/D):
requerente desta sessão, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA);
requerente desta sessão, deputado Bacelar (PV-BA);
senador Otto Alencar (PSD-BA);
ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes;
presidente e requerente desta sessão, senador Jaques Wagner (PT-BA);
diretora da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, Roberta Lys de Moura Rochael;
governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues;
requerente desta sessão, deputada Lídice da Matta (PSB-BA);
requerente desta sessão, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Link para o arquivo original:
Agência Senado